sábado, 15 de janeiro de 2011

Feijoada de entremeada

o meu presente de Natal veio com "cheiro alentejano". ganhei o livro de António Nobre "entre coentros e poejos". baseado neste, fiz esta feijoada divinal ....

Para 5 pessoas:

4 tiras de entremeada
1 cenoura grande
1 cebola
3 dentes alho
1/2 curgette
1/4 couve coração
1 mão de tiras de bacon
1 folha louro
1 raminho salsa
2 dl vinho branco
25 ml azeite
1 ponta de piripiri fresco
4 colheres sobremesa pimentão doce
flor de sal qb


tradicional:
pique a cebola e o alho e coloque numa panela com o azeite, o louro e o piripiri. deixe lourar um pouco. adicione a entremeada, o bacon e o vinho branco. deixe evaporar até metade. adicione a cenoura as rodelas fininhas, a couve em juliana e a curgette aos cubos. adicione o pimentao doce e envolva tudo. deixe ferver um pouco e adicione agua até cobrir. deixe cozer durante uns 20 minutos (até a cenoura estar cozida) junte a lata de feijão encarnado com a sua calda e adicione a salsa. rectifique os temperos, acrescentando uma pitada de flor de sal. deixe ferver por uns 3-5 minutos. sirva só ou acompanhado por arroz branco.
bimby:
coloque o azeite, a cebola e o alho no copo e programe 10seg/vel 6. desça a cebola que fica na parede do copo, adicione o piripiri e a folha louro e programe 6 min/colher/100º. adicione a entremeada e o bacon e programe colher inversa/100º/5 min. adicione o vinho branco e programe temp varoma/colher inversa/5 min (verifique se o vinho reduziu para metade, se não volte a programar mais tempo. coloque a borboleta no copo, adicione a cenoura e o pimentão doce- cubra com agua. coloque o utensilo da varoma e coloque aí a couve e a curgette. programe 20 min/temp varoma/colher inversa vel1. reserve os legumes do utensilio da varoma. no copo adicione às cenouras a lata de feijão (ainda com a borboleta), rectifique os temperos (coloque uma pitada de flor de sal) - se houver necessidade volte a adciionar um pouco de agua para tapar ligeiramente o feijões- programe 3min/temp 100º/colher inversa. coloque o preparado do copo num recipiente para ir a mesa e adicione os legumes cozidos a vapor que ficaram reservados. sirva com arroz branco se assim o desejar.

2 comentários:

  1. Olá.
    Reparei que tornaste-te "amiga" no meu blog. Nem conhecia isso. Não te querias tormar seguidora em vez de amiga? Se sim, corrige por favor, e torna-te seguidora.
    bjs.
    Não sei se me expliquei bem.lol

    ResponderEliminar
  2. pois é.. tb nao sabia que existia isso... :) pronto. corrigi. ja sou tua seguidora!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails